O Circolo Trentino di Garibaldi, fundado em 06 de julho de 1993, Entidade de cunho cultural, sem fins lucrativos, associado a Ente Trentini nel Mondo - Trento - Itália.
Nasceu com o intuito de resgatar, registrar e difundir a cultura de raízes italianas (Trentinas) para uma maior integração entre o Brasil e a Província Autônoma de Trento.
Representar a Comunidade de descendentes de trentinos residentes e domiciliados no Município de Garibaldi perante as Autoridades, Entidades Públicas e Privadas, pertencentes à região do Trentino Alto-Ádige- Itália;
Registrar, representar e manter viva a cultura dos nossos antepassados italianos, bem como, transmiti-la as futuras gerações, recordando seu legado de trabalho, fé e solidariedade.
Promover, estimular, manter intercâmbios educacionais, culturais, técnico-científicos, comerciais, empresariais e artísticos com as Províncias e Regiões da Itália, principalmente com a Província de Trento;
Manter intercâmbios com os Circolos Trentinos existentes no Brasil e no Mundo, bem como, entidades culturais, científicas, sociais, comerciais e industriais italianas;
Difundir e incentivar, por todos os meios a preservação do folclore, usos e costumes dos antepassados que colonizaram a região Nordeste do Estado, especialmente desenvolvendo o ensino e o cultivo do idioma Italiano;
Preservar o Patrimônio Histórico Cultural existente no Município de Garibaldi, pela criação de Museus, Casas de Cultura, Ensino da Música, Corais, Cantorias, Monumentos, apoio a obras literárias sobre as origens dos imigrantes.
Organizar, quando possível, viagens e visitas de descendentes trentinos e demais regiões da Itália;
Desenvolver, entre os associados o espírito associativo de cordialidade, amizade, bem como, a instalação de serviços, afim de atender as necessidades dos Associados.
Capital Brasileira do Espumante
O Município de Garibaldi, primeira colônia italiana do Rio Grande do Sul, inicialmente recebeu o nome “ Colônia Conde D’Eu”, em homenagem ao genro do Imperador, esposo da Princesa Isabel.
O nome do Conde era, Luís Filipe Maria Fernando Gastão de Orléans, nasceu no castelo de Neuilly, França, em 28 de abril de 1842.
Data da criação da Colônia Conde D’Eu; 24 de maio de 1870, pelo Presidente da Província do Rio Grande do Sul, João Sertório, com a área superficial de 16 léguas quadradas ou 144.000 braçadas, em terras devolutas.
Consta que os Índios Kaigang (Kaa=mato, Igang = morador) inicialmente habitavam as matas , também chamados bugres.
Os primeiros imigrantes chegaram em 1870 eram da Prússia, Portugueses, Poloneses e Suíços-franceses. Porém poucos se fixaram.
O ano de 1875 foi o marco da Imigração Italiana.
O primeiro casal de imigrantes Trentinos foram Cirillo e Marianna Zamboni, chegaram em novembro 1875, provenientes de Mattarello, Província Autônoma de Trento – Itália.
Em dezembro de 1875 chegam 700 imigrantes trentinos, destinados as colônias Conde D’Eu e Princesa Isabel, também chamados de tiroleses ou austríacos, acompanhados do Padre Bartolomeu Tiecher, missionário e orientador espiritual dos pioneiros imigrantes. Em 21 março de 1876, em um altar improvisado sobre caixotes, rezou a primeira missa. Por ter sido pioneiro junto aos imigrantes e pelo trabalho realizado, está representado nas portas de bronze da Igreja São Pelegrino em Caxias do Sul.
Data da Emancipação política de Garibaldi: 31 de outubro de 1900.
Distância da Capital Porto Alegre: 110km
Altitude: 613 mts.